ovo

Apesar da sua aparente simplicidade, a célula diploide resultante da fusão de dois gâmetas haploides, também denominada zigoto, possui uma organização que indicia, nas suas linhas gerais, a do adulto. Essa organização traduz-se pela polaridade e pela simetria bilateral, sistema de coordenadas em relação ao qual se vai processar o sucessivo desenvolvimento e que, assim, define, precocemente, os futuros eixos e faces do animal.

Ovo centrolecítico - Tipo de ovo muito rico em vitelo nutritivo que se acumula no centro, rodeado por uma camada superficial de vitelo germinativo. O núcleo pode situar-se nessa camada ou no meio do vitelo nutritivo, acompanhado de uma pequena quantidade de vitelo germinativo. O grande tamanho dos ovos deve-se principalmente ao grande desenvolvimento do vitelo nutritivo. Possuem este tipo de ovos a maioria dos artrópodes, principalmente os insetos.

Ovo heterolecítico - Tipo de ovo em que o abundante vitelo nutritivo se acumula fundamentalmente num hemisfério, enquanto no oposto se encontra o núcleo rodeado de vitelo germinativo com muito pouco vitelo vegetativo. Este tipo de ovos encontra-se nos anfíbios e em muitos invertebrados como, por exemplo, o caracol.
Ovo isolecítico - Tipo de ovo também designado por alecítico e homolecítico, quase desprovido de vitelo vegetativo homogeneamente distribuído. É de pequeno tamanho e o núcleo situa-se no centro ou ligeiramente deslocado para um polo da célula. Este tipo de ovos encontra-se em muitos animais, como os equinodermes, em alguns insetos e nos mamíferos placentários.

Ovo telolecítico - Tipo de ovo que possui uma grande quantidade de vitelo nutritivo que ocupa a quase totalidade da massa do ovo, situando o vitelo germinativo com o núcleo num disco polar, denominado disco germinativo. Os ovos deste tipo mais característicos são os das aves e dos répteis. Encontram-se também em muitos peixes e alguns invertebrados como, por exemplo, os cefalópodes.



Como referenciar: ovo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 05:39:12]. Disponível na Internet: