óxido de fósforo III

O óxido de fósforo III, também designado de trióxido de fósforo, é um sólido branco ou incolor ceroso e de fórmula molecular P4O6. É solúvel em éter, clorofórmio e benzeno mas reage com água fria formando-se ácido fosfónico (H3PO3), e com água quente formando-se fosfina e ácido fosfórico (V).
Acima de 210 ºC decompõe-se em fósforo vermelho e óxidos poliméricos. Reage com o cloro e o bromo formando-se óxido de halogéneos e com bases formando-se fosfonatos.
Apesar de ser designado por trióxido por razões históricas, o óxido de fósforo III é constituído por moléculas P4O6 de simetria tetraédrica na qual cada átomo de fósforo está ligado aos outros três por uma ponte de oxigénio.
O composto forma-se quando se faz arder fósforo numa atmosfera deficiente em oxigénio. Como é difícil a separação do fósforo branco por destilação, a mistura é irradiada com radiação ultravioleta para converter o fósforo branco em excesso na forma vermelha, depois da qual o óxido pode ser separado por dissolução em solventes orgânicos.
Como referenciar: óxido de fósforo III in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 11:46:31]. Disponível na Internet: