P. D. James

Escritora inglesa, Phyllis Dorothy James White nasceu em 1920, em Oxford. Filha de um funcionário das finanças de escassas possibilidades económicas, teve que deixar a escola que até então havia frequentado, a Cambridge's Girls High School, para passar a trabalhar também numa repartição de finanças. Abandonando esta posição, passaria a desempenhar as funções de coordenadora-adjunta de cena no Festival Theatre, em Cambridge.
Casou aos vinte anos de idade com um médico, o Dr. White, que regressou da Segunda Guerra Mundial com perturbações mentais graves e que o afetariam até à data da sua morte, em 1964. A sua primeira filha, Clare, nasceu em 1942, e a segunda, de nome Jane, em 1944, pouco depois de uma grande ofensiva bombardeira em Londres.
A partir de 1949, e pela obrigação de prover ao sustento das suas filhas e marido, P. D. James optou por trabalhar nos serviços de saúde, tendo chegado ao posto de administradora de hospital. Em 1959 começou a escrever e, três anos depois publicou o seu primeiro romance policial, Cover Her Face, a que se seguiriam outros sete igualmente bem acolhidos pela crítica, entre os quais Shroud For a Nightingale, Death Of An Expert Witness e The Skull Beneath The Skin. Dando um cuidado minucioso à elegância do detalhe dos ambientes em que a ação das suas obras decorre, P. D. James tornou-se notada pela relevância com que cada objeto é colocado na resolução dos crimes que Adam Dalgliesh, um detetive intelectual e poeta da Scotland Yard consegue resolver.
A inspiração para os seus trabalhos terá sido encontrada não só em diários e biografias, como também por divagações à beira-mar e nas cidades, que fascinariam a escritora pela sua arquitetura georgiana e vitoriana.
Após a morte do marido, a autora pôde candidatar-se com sucesso a um exame para entrada nos quadros do departamento de criminologia da Administração Interna britânica, profissão que viria a alterar o seu ritmo de escrita. A fatiga do dia de trabalho faria com que deixasse de escrever à noite, passando a fazê-lo de manhã cedo e durante os fins de semana.

Como referenciar: P. D. James in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-13 04:27:39]. Disponível na Internet: