Paço dos Duques de Bragança (Barcelos)

Impondo-se no Largo do Terreiro, na parte ocidental do burgo antigo de Barcelos, o Paço dos Duques de Bragança é uma residência senhorial minhota, mais conhecida por Solar dos Pinheiros. Este edifício marcante do urbanismo de Barcelos tem a sua conexão com a família Pinheiro, ouvidores do duque de Bragança e condes de Barcelos.
A sua altiva e larga fachada de dois pisos, ladeada por duas robustas torres, mostra quatro reformas ocorridas entre os séculos XV e XVII, evidenciadas pelas suas cambiantes formas decorativas, simbologia inscrita e diferentes tipos de aparelho nas paredes graníticas.
A área mais antiga situa-se ao nível do rés do chão e na zona frontal do edifício, marcada por arcos quebrados bem aparelhados do gótico quatrocentista. As evidências arqueológicas reforçam a tese de que esta parte pertenceria a uma anterior residência de menores dimensões. A atual começou a ser edificada em 1448 por iniciativa de Pedro Esteves, tal como demonstram as suas armas num dos panos da torre sul e a data nele inscrita. O edifício solarengo dos Pinheiros desenha um retângulo de grandes dimensões, protegendo a fachada principal duas torres simbólicas do seu poder senhorial, reforma arquitetónica concebida nos finais do século XV por iniciativa de Álvares Pinheiro, filho de Pedro Esteves. Esta campanha de obras foi concebida com novo aparelho granítico e ostenta as armas de ambos.
A terceira reforma arquitetónica deverá ter ocorrido no segundo quartel do século XVI, mostrando nas portadas decoração renascentista, embora subsistam ainda alguns elementos manuelinos. Nesta época é provável que se tenha concebido o segundo piso da residência.
Na torre norte são visíveis acrescentos seiscentistas, materializados em algumas janelas do seu pano granítico. Na torre oposta, gravada com as armas de Álvares Pinheiro, destaca-se a imagem de um orante; ao nível da cornija, realce para os bustos de duas figuras masculinas agarrando com a mão direita as longas barbas - insólitas esculturas medievais localmente designadas como o "Barbadão".
Como referenciar: Paço dos Duques de Bragança (Barcelos) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 16:44:06]. Disponível na Internet: