Paços do Concelho de Mirandela

O espaço da Praça do Município, tradicionalmente conhecida por Praça Velha, é dominado pelo edifício dos Paços do Concelho de Mirandela, casa solarenga que pertenceu à famíla dos Távoras, reedificada no século XVII e que foi modificada no século seguinte. Este edifício acolheu a antiga Câmara Municipal de Mirandela.
Desenhando uma planta retangular em U, cuja parte traseira se desenvolve para um jardim, a fachada principal está dividida em três corpos (o central menos largo e mais elevado) ritmados por fortes e pilastras graníticas. O piso térreo é marcado por quatro janelas de guilhotina e com ombreiras de granito, rasgando-se no corpo central o portal nobre de linhas simples e retilíneas.
O piso superior apresenta-se ritmado por cinco portas de sacada com varandas de ferro gradeadas. A cimalha possui beiral saliente, terminando axialmente por pequeno frontão triangular, no tímpano do qual se ostenta o brasão de armas do conde de S. Vicente. Anteriormente, esteve aqui colocado o brasão de armas reais, retirado em 1910 pelos republicanos. Ao longo da cimalha das duas restantes fachadas do edifício surgem dois outros pequenos frontões triangulares, encimados por cenográficos e aparatosos pináculos em espiral.
O portal dá acesso ao interior dos Paços do Concelho. Do átrio do rés do chão parte uma larga escadaria de granito, terminando num novo átrio com galeria, espaço que estabelece o acesso às várias dependências e à porta que conduz ao jardim do antigo palacete dos Távoras.
Como referenciar: Paços do Concelho de Mirandela in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 03:04:52]. Disponível na Internet: