País de Gales

País do Reino Unido. Situada na parte ocidental da ilha da Grã-Bretanha, ocupa uma área de 20 769 km2 e possui uma população de cerca de 2 825 000 habitantes. O País de Gales é limitado pela Inglaterra a leste, e é banhado pela baía de Liverpool a norte, pelo mar da Irlanda a oeste, e pelo mar Céltico e pelo estuário do Severn a sul. Possui um clima temperado marítimo.
O rei Eduardo I conquistou o País de Gales em 1301 e recebeu o título de Príncipe de Gales. Deu depois este título ao seu filho Eduardo II, e desde essa data que é dado o título de Príncipe de Gales ao herdeiro do trono britânico. Apesar da integração no Reino Unido, a língua nativa, o galês, tem ainda um lugar importante, no sentido da preservação da identidade cultural da região.
As minas de carvão do Sul de Gales desenvolveram-se no século XIX e tornaram-se o maior centro de carvão das Ilhas Britânicas.
Como referenciar: País de Gales in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 17:49:25]. Disponível na Internet: