Palácio de Minos

Excelente exemplar da arquitetura cretense do Período Minoico, em Cnossos, que ocupa uma vasta área e se compõe de um grande número de compartimentos. Tantos que suscitaram a criação da lenda do "Labirinto de Minotauro".
O edifício não apresenta a monumentalidade dos palácios persas e assírios, pois é feito a partir de elementos construtivos de menor dimensão, e apresenta tetos baixos, mas apesar destas características as suas aberturas (pórticos e pátios) e escadarias deveriam proporcionar grande conforto aos seus habitantes. As colunas usadas neste palácio eram todas de madeira e logicamente destes elementos originais de alvenaria não restam quaisquer vestígios. O conhecimento deste tipo de trabalho é-nos transmitido através de pinturas.
Este palácio servia de residência real, mas também deveria funcionar como um centro administrativo e comercial, como parecem indicar as oficinas e os armazéns da cidade de Cnossos. Não nos esqueçamos que o comércio e a navegação eram atividades fundamentais para a economia destes povos.
Como referenciar: Porto Editora – Palácio de Minos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-24 03:34:31]. Disponível em