Palácio do Congresso (Brasília)

O Palácio do Congresso é um dos edifícios que fazem parte da cidade de Brasília , cujo plano foi levado à prática por Óscar Niemeyer em 1955. Está situado no eixo central este-oeste no qual se erguem todos os edifícios importantes do governo e da administração: Praça dos Três Poderes. O Palácio dos Congressos destaca-se pela verticalidade das suas torres gémeas relativamente aos edifícios mais pequenos dos ministérios, a taça da Câmara dos Deputados e a cúpula da Arena e da Assembleia. A ideia é criar justaposições muito cuidadas e simultaneamente grandes contrastes geométricos.
Em todos os edifícios construídos nos anos cinquenta, e este não é exceção, tão importante é cada um deles como o espaço gerado entre eles. O elemento comum é o seu carácter escultórico. O desenvolvimento da via expressiva e plástica só se tornou possível através do uso do betão.
A conjugação da verticalidade proposta pelas torres gémeas do Palácio do Congresso e as soluções horizontais do côncavo e convexo e das estruturas menores simbolizam a verdadeira unidade política das duas Câmaras.
Como referenciar: Palácio do Congresso (Brasília) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-15 07:12:27]. Disponível na Internet: