Pamplona

A cidade espanhola de Pamplona, Iruña em língua basca, é a capital da Comunidade Autónoma Foral de Navarra e situa-se junto ao rio Arga. Possui cerca de 190 600 habitantes (2004) e tem uma densidade populacional elevada, que é devida ao processo de industrialização sofrido pela comunidade nos últimos trinta anos. Funciona como centro de comércio relativamente às áreas de montanha.
As origens da cidade são anteriores à romanização e relacionam-se com a necessidade que os romanos tiveram em construir a fortaleza de Pompaelo, de forma a fazer frente à resistência do povo basco. Foi fundada por Gneo Pompeyo Magno no ano de 74 a. C., foi capital do reino de Navarra e no princípio do século XVI integrou o reino de Castela.
O casco antigo da cidade corresponde à Praça do Castelo e é para ela que confluem a maior parte das ruas. É nesta praça que se situam a sede do governo da comunidade e o Arquivo Geral de Navarra. Pamplona possui ainda vestígios da muralha medieval e são de destacar outros monumentos como as igrejas de San Saturnino e de San Nicolás, do século XIII, a catedral gótica, a Câmara de Comptos, o Ayuntamiento e o Palácio Provincial, datado do século XIX. A cidade possui também bairros residenciais modernos, onde se distingue uma ocupação mais ou menos popular. As atividades comerciais, administrativas e dos negócios em geral encontram-se concentradas e definem um setor bem marcado no espaço da cidade.
O traço mais característico e que torna Pamplona famosa é a celebração da festa em homenagem ao seu padroeiro - San Fermín e por isso chamada de "Sanfermines". A festa tem lugar anualmente no dia 7 de julho e durante essa semana a cidade atrai milhares de turistas espanhóis e estrangeiros para assistir e participar nas celebrações. Estas decorrem durante as vinte e quatro horas de cada dia dessa semana, com o seu ponto alto às oito horas de cada dia, momento em que acontece a largada de touros - o Encierre. Os animais percorrem os corredores criados ao longo das ruas da cidade, perseguindo a multidão que participa no Encierre. Os mesmos animais são lidados na corrida, que tem lugar durante a tarde na praça de touros.
Como referenciar: Pamplona in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-24 05:22:13]. Disponível na Internet: