Panasonic

A Panasonic é a marca mais conhecida da Matsushita, uma empresa japonesa criada em 1918, por Konosuke Matsushita, na altura destinada a produzir um invento de sua autoria - uma tomada elétrica. Para além desse invento, fabricava também ferros de passar, rádios, fonógrafos e lâmpadas.
A empresa sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, mantendo-se independente dos norte-americanos no pós-Guerra. Assim, na década de 50, a Matsushita, sediada em Osaca, já era líder de mercado nipónico na produção de máquinas de lavar, frigoríficos e televisores. Nos anos seguintes, deu-se a expansão da empresa para os mercados internacionais e, para tal, foram criados nomes de marcas mais simples de fixar por parte dos consumidores. Assim, surgiram a marca Panasonic, a National, a Quasar, a Victor, a JVC e a Technics, empresas que comercializavam, para além dos eletrodomésticos já citados, gravadores áudio e aparelhagens estéreo. Todas elas seguiram a máxima de Konosuke Matsushita, presidente da empresa até 1961, de fazer produtos em grande escala a preços acessíveis. Já na década de 60, a Matsushita começou também a lançar no mercado internacional micro-ondas, aparelhos de ar condicionado e gravadores vídeo (estes últimos produtos tornaram muito popular o nome Panasonic).
A Panasonic, tal como as outras marcas do grupo, tem um departamento próprio de pesquisa e o grosso das vendas internacionais é feito na Europa e na América do Norte. A empresa produz atualmente leitores de DVD, televisões e dezenas de outros produtos eletrónicos, como drives de DVD-Rom para PC e ecrãs planos de televisão. A política da Panasonic é criar aparelhos inovadores, com qualidade, performance e facilidade de uso. Assim, seguindo essa política, em 1996 foi comercializado pela Panasonic o primeiro leitor de DVD (Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc), aparelho pertencente ao sistema destinado a substituir os CD-ROM e os CD áudio. Este método permite armazenar uma maior quantidade de informação num pequeno disco. Apesar da invenção não poder ser atribuída a nenhuma pessoa ou empresa, foi a Panasonic a principal responsável pelo desenvolvimento desta tecnologia. Em outubro de 1999, a Panasonic recebeu um Emmy (os prémios da televisão atribuídos nos Estados Unidos da América pela Academia Nacional de Artes e Ciências da Televisão) pela sua importante contribuição para o desenvolvimento da tecnologia DVD, já que levou a que houvesse no mercado hardware e software para o formato: vídeo reprodutores, discos, sistema de duplicação, discos DVD-Rom para PC, etc. Este foi o oitavo Emmy ganho pela Panasonic (de um total de 12 conquistados) relacionado com a tecnologia vídeo digital desenvolvida pela empresa. Entretanto, a Panasonic foi a primeira empresa a desenvolver DVD graváveis para PC e lançou-se de imediato no desenvolvimento de gravadores deste sistema acessíveis ao público, de modo a substituir as cassetes VHS.
Como referenciar: Panasonic in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-24 21:39:53]. Disponível na Internet: