papagaio

Designação de aves da família dos Psitacídeos. O papagaio Amazona aestiva é uma ave com bico curto e em forma de gancho que utiliza para triturar sementes duras e também como órgão preênsil, para se agarrar aos ramos das árvores. No bico, a maxila superior é móvel e a inferior pode deslocar-se para a frente e para trás o que lhes facilita a tarefa de descascar sementes e frutos. As garras têm unicamente a função preênsil para se agarrar aos ramos das árvores e apanhar frutos e sementes. Os papagaios em geral apresentam dimorfismo sexual. O colorido dos machos é diferente do das fêmeas. No papagaio (Amazona aestiva), os adultos têm uma mancha de cor viva na cabeça.
Habita a floresta, comendo silenciosamente nos ramos superiores das árvores onde encontra a maior parte dos seus alimentos: frutos, sementes, flores e botões. O casal costuma unir-se para toda a vida e à fêmea cabe a responsabilidade de pôr os ovos num ninho que é construído na cavidade de algum tronco.
Os juvenis são alimentados no ninho, pelo casal, com frutos e sementes já um pouco amolecidos e com princípio de digestão que os progenitores transportam no papo.
Ao abandonarem o ninho os juvenis tem a fronte e a face completamente nuas o que evita que a plumagem se suje com os alimentos líquidos e pegajosos com que são alimentados no ninho. O tamanho do papagaio (Amazona aestiva) é de cerca de 37 centímetros.
Como referenciar: papagaio in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-24 06:52:32]. Disponível na Internet: