parafuso

Um parafuso consiste numa peça simples formada por um fuso roscado com perfil de secção constante disposto de forma helicoidal sobre a face lateral. Num dos seus extremos encontra-se a cabeça, que possibilita a aplicação de instrumentos adequados, para o fazer girar e penetrar nos orifícios nos quais é montado.
Os parafusos permitem obter uniões entre elementos, ao encaixar com uma rosca situada noutro corpo, ou obter deslocamentos lineares a partir de movimentos rotativos. Os parafusos são utilizados também em combinações com as porcas para realizar uniões desmontáveis. Tanto estas como os parafusos são objeto de normas quanto às suas dimensões, formas, passos de rosca, etc.
Denomina-se de parafuso auto-roscante o parafuso de filete afiado que efetua só por si o corte da rosca no elemento em cujo seio se introduz ao ser aparafusado.
Um parafuso sem-fim é um dispositivo formado por um parafuso e uma roda dentada com eixos perpendiculares entre si, visando transformar cada rotação do parafuso no avanço, um por um, dos dentes da roda.
Como referenciar: parafuso in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 21:16:12]. Disponível na Internet: