paralaxe

A paralaxe consiste no deslocamento aparente da direção observada de um astro como consequência do movimento do ponto de observação, isto é, o ângulo entre as direções de observação do astro correspondentes aos dois pontos extremos da linha de estação. A paralaxe é tanto menor quanto mais afastado estiver o astro. Por isso, é uma medida da distância.
A paralaxe diurna é a oscilação da posição do astro como consequência da rotação da Terra.
A paralaxe anual é devida ao movimento de translação da Terra em torno do Sol. A linha de estação é a distância média da Terra ao Sol. A paralaxe secular é o movimento aparente das estrelas como consequência do movimento próprio do sistema solar.
A paralaxe solar consiste no deslocamento aparente da posição do Sol, quando o lugar de observação se desloca de um raio terrestre. É igual ao ângulo subtenso pelo raio equatorial da Terra visto a partir do centro do Sol. A partir da paralaxe solar é possível calcular a distância média da Terra ao Sol (unidade astronómica).
A paralaxe é determinada por métodos diretos (paralaxe trigonométrica) ou indiretos (paralaxe dinâmica, paralaxe espetroscópica, paralaxe fotométrica, paralaxe estatística, entre outros).
Como referenciar: paralaxe in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 00:57:05]. Disponível na Internet: