Artigos de apoio

Pardal Monteiro
Arquiteto português, Porfírio Pardal Monteiro nasceu em 1897, em Pero Pinheiro (Sintra). Estudou arquitetura na Escola de Belas Artes de Lisboa, onde se formou em 1919. Trabalhou desde então para a Caixa Geral de Depósitos, onde assumiu o cargo de arquiteto-chefe.
Em 1920 tornou-se assistente no Instituto Superior Técnico, passando a professor catedrático em 1942.
A sua colaboração com o arquiteto Ventura Terra marcou o período inicial da sua vasta obra profissional. A influência da gramática da arte déco está patente numa das principais obras realizadas neste período, a Estação do Cais do Sodré (1925-1928).
O projeto para o Instituto Superior Técnico representou uma charneira na sua obra arquitetónica, ligando-o definitivamente ao engenheiro Duarte Pacheco , na altura diretor do Instituto e futuro ministro das Obras Públicas. Iniciou assim o seu período das obras públicas, manifestando interesse pela grande escala e pela monumentalidade, revelados nos projetos para a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa e para as Estações Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos, nos quais recebeu a colaboração do pintor Almada-Negreiros .
O conjunto destes grandes equipamentos marcou decididamente a imagem urbana de Lisboa pela escala e pelo impacto urbano.
Nos anos 50, percebe-se uma vontade de atualização do vocabulário formal, referenciado ao movimento moderno internacional, numa gramática coerente mas rígida de grande rigor na formulação funcional, como é exemplo o projeto para o Hotel Ritz, em Lisboa.
A atividade profissional de Pardal Monteiro ultrapassou o simples exercício do projeto, acumulando cargos públicos como o Conselho Superior de Obras Públicas, o Conselho Superior de Belas-Artes, a Junta Nacional da Educação e a Academia Nacional de Belas-Artes. Foi ainda presidente da Sociedade Nacional dos Arquitetos.
Recebeu vários prémios, entre os quais se contam cinco prémios Valmor, uma menção honrosa Valmor e um Prémio Municipal.
Morreu em 16 de dezembro de 1957.
Como referenciar: Pardal Monteiro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-07-24 14:07:50]. Disponível na Internet: