parentesco

O parentesco é a forma de aquisição de laços e relações de identificação e pertença entre seres humanos, a partir de um "eu" de referência. Distingue-se o parentesco por afinidade, estabelecido através do casamento, do parentesco consanguíneo por descendência. Associadas ao conceito de descendência está a aquisição de privilégios e de posição social através da sucessão, como é o caso dos títulos de nobreza nos regimes monárquicos, e a aquisição de bens materiais por morte através da herança.
A descendência pode ser patrilinear, através de um ascendente masculino, matrilinear, a partir de um ascendente feminino, duplo unilinear, de ambos os progenitores mas com objetivos diferentes, e omnilinear ou bilateral, quando existe uma mistura de linhas de ascendentes. O parentesco pode ainda ser linear, como entre avô e neto, e colateral, quando duas pessoas são descendentes de um ascendente comum, como entre irmãos e primos. Os laços parentais podem ainda ser adquiridos como um direito através da figura da adoção, em que o reconhecimento social se sobrepõe às relações de consanguinidade. As relações de parentesco são o fundamento da família, que é a forma de organização social por excelência não só entre os seres humanos mas também entre muitos animais e plantas. O parentesco é muitas vezes entendido como uma forma de estabelecer relações pessoais e sentimentos de grupo ou de corporação e também uma forma de reivindicar direitos. Algumas qualidades e obrigações são culturalmente atribuídas às relações de parentesco como é o caso da solidariedade entre irmãos ou o dever de sustentar economicamente e educar os filhos pelos pais.
As noções de parentesco são muitas vezes extensivas a uma comunidade ou grupo político, religioso ou étnico, para reforçar o sentimento de pertença e de força, como é o caso das expressões "irmão" e "irmã" entre os afro-americanos ou os membros de filiações religiosas ou partidárias. Outras vezes estes conceitos funcionam como redes de identificação e pertença regional, nacional, de classe ou de profissão por oposição a outros grupos, modificando-se conforme o seu ponto de referência, como é o caso de uma pessoa que no seu país se identifica com uma região mas que no estrangeiro já se identifica com o seu país.
Como referenciar: Porto Editora – parentesco na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-20 01:16:19]. Disponível em