Artigos de apoio

Partido Republicano
Já existia um Diretório Republicano Democrático em 1876, mas o Partido Republicano só teve verdadeiro desenvolvimento na década de 1890. Capitalizando com o descontentamento generalizado que mereceu a débil reação da monarquia ao Ultimato inglês, passou a contar com a adesão aos seus ideais de camadas da população cada vez mais significativas e organizou-se a nível nacional. Ao mesmo tempo, ia fazendo a sua propaganda nos órgãos da imprensa que lhe eram afetos (e que, a certa altura, se contavam por algumas dezenas) e desenvolvia trabalho de real valor social, sobretudo no campo da instrução popular.
Os primeiros deputados republicanos foram eleitos para o Parlamento em 1879. Ainda na vigência do regime monárquico, entre os deputados republicanos encontravam-se personalidades como Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, José Elias Garcia, José Joaquim Rodrigues de Freitas, José Maria Latino Coelho, Afonso Costa, António José de Almeida, Manuel de Brito Camacho e Bernardino Machado. Todos eles viriam a ocupar os mais altos cargos da nação.
Outros nomes destacados do partido foram Basílio Teles, José Relvas, Anselmo Braamcamp Freire e João Pinheiro Chagas.
Em 1910, o Partido Republicano, aliado à Maçonaria e à Carbonária, foi uma das organizações responsáveis pela revolução vitoriosa.
Depois, a sua história ficou marcada por incompatibilidades pessoais entre os mais altos dirigentes e dissidências várias. Os desentendimentos levaram ao surgimento de fações que, logo em 1912, resultaram na criação do Partido Evolucionista (ou Partido Republicano Evolucionista) por António José de Almeida e do Partido Unionista (ou Partido União Republicana) por Brito Camacho. O Partido Democrático de Afonso Costa, que acabaria por ser a formação hegemónica no período da República, foi também produto de uma cisão dentro do Partido Republicano.
Como referenciar: Partido Republicano in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-04-23 20:49:42]. Disponível na Internet: