Patricia Clarkson

Atriz norte-americana, Patricia Davies Clarkson nasceu a 29 de dezembro de 1959 em Nova Orleães. Formou-se em 1982 em Artes pela Universidade de Nova Iorque. Mais tarde, estudou representação em Yale e começou a sua carreira como atriz de teatro em peças como House of Blue Leaves (1980), de John Guare, e Eastern Standard, de Richard Greenberg.
A sua estreia no cinema aconteceu no filme de Brian de Palma The Untouchables (Os Intocáveis, 1987), onde contracenou com Kevin Costner, Sean Connery, Andy Garcia e Robert de Niro.
Entre 1990 e 1994 teve algumas participações na televisão, regressando ao cinema em 1995 em Jumanji, com Robin Williams e Kirsten Dunst. Entrou depois em High Art (1998), interpretando uma excêntrica e egocêntrica alemã, Greta, considerada por muitos a sua melhor interpretação. No mesmo ano, participou em Playing by Heart (Entre Estranhos e Amantes), co-protagonizado por Sean Connery, Gena Rowlands, Gillian Anderson e Angelina Joli. Em 1999, participou em The Green Mile (À Espera de Um Milagre), de Frank Darabont, baseado no livro de Stephen King.
Nos anos seguintes, entrou em vários filmes de produção independente, incluindo Welcome to Collingwood (Gangsters Falhados, 2002). Ainda em 2002, interpretou o papel de melhor amiga de Julianne Moore em Far From Heaven (Longe do Paraíso), de Todd Haynes.
Em Pieces of April (2003), recebeu uma nomeação para Melhor Atriz Secundária pela sua interpretação de Joy Burns, uma mulher em fase terminal de doença que vai passar o Dia de Ação de Graças a casa da sua filha em Nova Iorque. Ainda em 2003, participou em Dogville, de Lars Von Trier, e dois anos depois em Good Night, and Good Luck, realizado por George Clooney.
Como referenciar: Porto Editora – Patricia Clarkson na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-05 02:59:49]. Disponível em