Paul Allen

Empresário norte-americano, Paul Allen foi um dos fundadores da Microsoft Corporation, companhia líder no desenvolvimento de software.
Nascido a 21 de janeiro de 1953, na cidade de Seattle, estado de Washington, Allen frequentou a escola particular de Lakeside, onde conheceu Bill Gates, com quem mais tarde fundou a Microsoft.
Allen frequentou a Washington State University em Pullman, Washington, mas em 1974 decidiu seguir Gates para a cidade de Boston, Massachusetts. Gates persuadiu-o a aceitar um trabalho como programador na Honeywell, Inc, companhia líder no fabrico de sistemas de automação e controle. No ano seguinte, ao depararem com um artigo de uma revista sobre o Altair 8800, o primeiro computador pessoal, aperceberam-se que este necessitaria de uma linguagem de programação mais simples, por forma a torná-lo mais atrativo aos potenciais clientes.
No espaço de algumas semanas os dois desenvolveram uma versão funcional da linguagem de programação BASIC para o Altair, e licenciaram o software à empresa MITS (Micro Instrumentation Telemetry Systems), o fabricante daquele computador.
Em 1975 Paul Allen e Bill Gates mudaram-se para Albuquerque, New mexico, onde o Altair era fabricado, e começaram a fazer negócio, com a fundação da empresa Microsoft. Ao mesmo tempo, Allen juntou-se à MITS como diretor de software.
Renunciou ao cargo em 1976 para se dedicar a tempo integral à Microsoft.
Em 1979 a Microsoft mudou a sua sede para a área de Seattle e em 1981 a companhia lançou o sistema operativo MS-DOS, que se transformou rapidamente no sistema operativo padrão para computadores pessoais.
Na Microsoft, Allen trabalhou no desenvolvimento de alguns dos produtos mais inovadores e populares da companhia, como o Windows, o Microsoft Word, e o Microsoft mouse.
Em 1982 Allen descobriu que tinha a doença de Hodgkin, uma forma de cancro.
A doença entrou em remissão após o tratamento com radiações, mas fez com que Allen reavaliasse o seu modo de vida: em 1983 deixou o seu trabalho na Microsoft, mas permaneceu no quadro de diretores, e reteve uma percentagem considerável de ações da companhia.
Passou grande parte dos dois anos seguintes a viajar, ler e praticar mergulho, algumas das suas paixões.
Em 1985 Allen fundou a Asymetrix Corporation, que faz software usado na criação multimédia. No fim dos anos 80 e princípio dos anos 90, o valor das ações da Microsoft aumentou muito, tornando Allen um dos indivíduos mais ricos do mundo; nesta altura, Allen investiu a sua riqueza em várias companhias de multimédia, telecomunicações, e entretenimento.
Adquiriu duas equipas desportivas profissionais: os Portland Trail Blazers da Associação Nacional de Basquete (NBA) e os Seattle Seahawks da Liga Nacional de Futebol (NFL). É um dos principais investidores do Ticketmaster Group, empresa que vende bilhetes para eventos de entretenimento, e da DreamWorks SKG, produtora de cinema e música.
Allen fundou também a Starwave Corporation, que produz sites de informação e entretenimento para a World Wide Web.
Em 1998 fez o seu maior investimento, ao gastar 2,8 bilhões de dólares para adquirir o controle da Marcus Cable, uma companhia de televisão por cabo sediada em Dallas, Texas.
Mas os seus investimentos não ficam por aqui: as fundações de caridade de Allen doaram já milhões de dólares para suportar instituições educacionais, culturais e de pesquisa de cancro.
Como referenciar: Paul Allen in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-17 08:39:24]. Disponível na Internet: