Paul Giamatti

Ator norte-americano de seu nome completo Paul Edward Valentine Giamatti, nasceu a 6 de junho de 1967, em Nova Iorque. Formou-se pela Universidade de Yale e concluiu uma graduação em arte dramática pela Escola de Representação dessa universidade. É filho de Bartlett Giamatti, professor universitário, e de Toni Smith, atriz.
Trabalhou como ator de teatro nos tempos de universidade e participou em algumas produções regionais e na Broadway, em peças como The Three Sisters e The Iceman Cometh.
Estreou-se na televisão no telefilme She'll Take Romance, em 1990, e, dois anos depois, teve a sua estreia na sétima arte num filme de terror de baixo orçamento, protagonizado por Rutger Hauer e intitulado Past Midnight. No mesmo ano, foi-lhe atribuído um pequeno papel na comédia romântica Singles (Vida de Solteiro), realizada por Cameron Crowe. Continuou a representar pequenos papéis em filmes como Mighty Aphrodite (Poderosa Afrodite, 1995), de Woody Allen, e Sabrina, (1995), de Sydney Pollack. Em 1997, interpretou o papel de um agente do FBI, ao lado de Johnny Depp e Al Pacino, em Donnie Brasco, de Mike Newell. Ainda em 1997, conseguiu o seu primeiro papel com mais visibilidade como o executivo Kenny "Pig Vomit" na comédia Private Parts (O Rei da Rádio), protagonizada por Howard Stern. Entrou, ainda no mesmo ano, na comédia romântica My Best Friend's Wedding (O Casamento do Meu Melhor Amigo), de P.J. Hogan, com Julia Roberts e Cameron Diaz, e voltou a trabalhar com Woody Allen em Deconstructing Harry (As Faces de Harry). No ano seguinte, atuou em The Truman Show (A Vida em Direto), de Peter Weir, protagonizado por Jim Carrey, e fez uma incursão pela ação no filme de guerra de Steven Spielberg Saving Private Ryan (O Resgate do Soldado Ryan), no papel do paraquedista sargento Hill. Seguiu-se The Negotiator (O Negociador, 1998), voltando a contracenar com Jim Carrey no papel do seu melhor amigo em Man on the Moon (Homem na Lua, 1999), de Milos Forman. Foi um cantor de karaoke, juntamente com Huey Lewis e Gwyneth Paltrow, em Duets (Pares, 2000) e, em 2001, entrou na comédia de produção independente de Todd Solondz Storytelling (Conta-me Histórias). Interpretou depois Limbo, um orangotango negociante de escravos em Planet of the Apes (Planeta dos Macacos, 2001), o remake de Tim Burton. Seguiram-se as comédias Big Fat Liar (2002) e Thunderpants (2002), e o thriller Confidence (Confiança, 2003), de James Foley.
Ainda em 2003, teve o seu primeiro papel principal com a brilhante interpretação como Harvey Pekar, um herói de banda desenhada em American Splendor, um filme que mistura a realidade e a fantasia. Em 2004, interpretou um escritor recém-divorciado que parte numa viagem de despedida de solteiro com o seu amigo Jack (Thomas Haden Church), no filme Sideways, realizado por Alexander Payne. Por este papel, Giamatti obteve a nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Ator de Comédia.
Como referenciar: Paul Giamatti in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-21 22:34:09]. Disponível na Internet: