Paulo II

Papa italiano, filho de Polixena Condulmeri (irmã de Eugénio IV) e de Nicolau Barbo, Pedro Barbo nasceu a 22 de fevereiro de 1417, em Veneza.
Estudou artes, tornou-se protonotário apostólico, no ano de 1440 foi nomeado cardeal diácono de Santa Maria Novella (Roma) e bispo de Cervia e em 1451 cardeal diácono de São Marcos. Seguindo a linha de conduta dos seus antecessores, pregou a cruzada e como eles não foi bem sucedido. Tentou também a aproximação da Igreja romana com a Ortodoxa da Rússia.
Entre outras medidas, emitiu a bula Ineffabilis providentia, em 1470, onde se instituía a celebração dos anos jubilares cada vinte e cinco anos, ciclo que se manteve quase sem interrupção até à atualidade, e promoveu os Carnavais em Roma, permitindo aos judeus a sua participação.
Este pontífice conseguiu impor a autoridade temporal da Santa Sede em alguns territórios de Itália, o que assegurou apreciáveis rendimentos e poder.
Como referenciar: Paulo II in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-17 07:19:04]. Disponível na Internet: