Paulo Santos

Futebolista internacional português, nascido a 11 de dezembro de 1972, em Lisboa, foi um dos guarda-redes convocados para estar presente no Mundial 2006.
Paulo Santos, que iniciou a carreira no Sporting, começou a destacar-se como guarda-redes desde muito cedo e passou a ser presença assídua nas seleções jovens de Portugal. No entanto, a sua carreira foi abalada por um problema disciplinar quando participava na Escócia no Mundial de Sub-16 de 1989, em que foi suspenso por um ano.
Entretanto, trocou o Sporting pelo Benfica, clube que emprestou Paulo Santos ao Mirense e ao Olivais e Moscavide, ambos da II Divisão B. Na temporada 1993/94 integrou o plantel principal do Benfica, mas só alinhou numa partida, durante 35 minutos. O suficiente, contudo, para se sagrar campeão nacional.
Na época seguinte foi emprestado ao Penafiel, da segunda divisão, para ter a possibilidade de efetuar mais jogos. Em 1995/96 passou a representar o Estrela da Amadora, da I Divisão, onde em três anos realizou 59 partidas. O clube seguinte na carreira de Paulo Santos foi o Alverca, também na I Divisão, onde esteve também três anos e alinhou em 67 desafios.
Já desvinculado do Benfica, em 2001/2002 regressou a um clube grande, desta vez o Futebol Clube do Porto. Numa época em que o habitual titular, Vítor Baía, sofreu bastantes problemas físicos, Paulo Santos conseguiu alinhar em oito partidas, mas não foi o suficiente para se impor como número um. Assim, na temporada seguinte foi dispensado e emprestado ao Varzim, também da I Divisão, mas passou quase toda a época no banco de suplentes. Regressou, em 2003/2004, ao FC Porto, mas não chegou a alinhar em nenhuma partida.
Em 2004/2005 foi contratado pelo Sporting de Braga para substituir Quim, transferido para o Benfica. Paulo Santos só falhou uma partida do campeonato. Na época seguinte, ainda no Braga, esteve em grande evidência e foi um dos guarda-redes menos batidos da Europa. Graças ao seu bom momento de forma, em novembro de 2005 estreou-se na seleção principal de Portugal.
Paulo Santos acabaria por ser um dos convocados de Portugal para o Mundial 2006, na Alemanha, em substituição de Bruno Vale, que se lesionou.
Como referenciar: Porto Editora – Paulo Santos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-29 00:11:20]. Disponível em