Pedro Osório

Compositor português, nascido no Porto, é um dos mais consagrados de Portugal. Estudou Música e Engenharia Mecânica, tendo abraçado a carreira profissional durante o último ano de universidade.
Na qualidade de compositor, maestro ou diretor musical, trabalhou com grandes nomes da música portuguesa, como Sérgio Godinho ou Teresa Silva Carvalho, entre outros.
Em 1974 fundou o Grupo outubro, com o qual gravou três discos. Foi líder do Sindicato Nacional dos Músicos e membro da direção da Sociedade Portuguesa de Autores. No seu currículo conta com assinaláveis presenças em várias edições do Festival RTP da Canção. Como maestro representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção em 1975 e 1984, com os temas "Madrugada" (cantado por Duarte Mendes) e "Silêncio e Tanta Gente" (interpretado por Maria Guinot), respetivamente. Na qualidade de autor/compositor, foi responsável pelas canções "verão" (cantada por Carlos Mendes) e "O Meu Coração Não Tem Cor" (interpretada por Lúcia Moniz), respetivamente em 1968 e 1996. Com "O Meu Coração Não Tem Cor", Portugal obteve o 6.º lugar, a melhor classificação de sempre desde a primeira participação em 1964.
Compositor de música para cinema e teatro, em 1982 ganhou o prémio da crítica com a música composta para a peça Baal de Bertolt Brecht.
Trabalhou ainda para várias séries de TV, compondo sucessos para várias superproduções musicais, como por exemplo "Magheda".
Em 1994 recebeu a Ordem do Infante D. Henrique pelas mãos do então presidente da República, Mário Soares.
É responsável pelos espetáculos musicais do Casino Estoril.
Em 1998, concebeu o espetáculo intitulado Dagama, tendo como sub-título "Concerto para 6 Músicos, 2 Cantores e 1 Computador". Tratou-se de um projeto de cariz étnico, em que participaram os cantores Paulo de Carvalho e Rita Guerra.
Em 1999 foi o responsável por outro espetáculo musical que consistiu na interpretação pop de várias árias de óperas conhecidas. Nele participaram os cantores Helena Vieira, Beto e Rita Guerra.
Dirigiu ainda o evento Canções do Século, com as cantoras Lena D'Água, Rita Guerra e Helena Vieira.
Como referenciar: Pedro Osório in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-14 11:03:47]. Disponível na Internet: