Pedro Portugal

Pintor português, Pedro Portugal nasceu em 1963, em Castelo Branco. Estuda na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, concluindo o curso de pintura em 1985. Durante o curso, em 1983, fundou o grupo dos "Homeostéticos", em conjunto com os artistas Pedro Proença, Xana e Manuel Vieira. Este grupo, formado com objetivos intervencionistas, apresentava uma leitura irónica de valores filosóficos e políticos. Posteriormente integra o grupo "Ases da Paleta".
A sua primeira obra pictórica foi apresentada em exposição individual na galeria Módulo, em 1985. Nessa série de óleos de pequenos formatos, Pedro Portugal desenvolve uma linguagem figurativa elementar muito próxima da figuração infantil, através da qual invocava referências da paisagem urbana ou elementos decorativos.
Em 1985, executa um trabalho de maior exigência no tratamento da cor, centrado na figura humana fortemente geometrizada, em composições cuja orientação narrativa se aproxima da banda desenhada. No ano seguinte, desenvolve uma nova linha de pesquisa orientada para a geometrização dos elementos figurativos, tornados abstratos por meio de diferente estruturação espacial e de jogos de cores cada vez mais carregados de brilho e opacidade.
Depois de uma figuração esquemática através da qual são desenvolvidas falsas narrativas, a sua obra evoluiu para o campo da citação e da apropriação de códigos e formas de expressão de outros artistas da pintura modernista portuguesa e internacional.
Desde finais dos anos 80, este artista tem vindo a desenvolver uma linha de trabalho onde se conjugam os comentários irónicos sobre aspetos da cena artística nacional e internacional, como a questão da criatividade ou a circulação dos produtos artísticos, com uma tendência para a figuração por meio de signos bidimensionais e da geometrização do espaço de representação.
Como referenciar: Pedro Portugal in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-11-20 11:46:25]. Disponível na Internet: