Pedro Strecht

Pedopsiquiatra nascido em 1966, Pedro Strecht é médico especializado de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e tem como preocupações primordiais a criança e suas perturbações.
Desde 1997, é médico do Centro de Estudos Dr. João dos Santos - "Casa da Praia" e da Cooperativa "A Torre".
Trabalha no Centro Educativo da Bela Vista Padre António Vieira, do Instituto de Reinserção Social. Trabalha igualmente no Chapitô - Escola Profissional de Artes Circenses. Faz parte da equipa de intervenção Psicossocial do Gabinete de Reconversão do Casal Ventoso, em Lisboa, e é professor na Universidade Católica, na cadeira de Pedopsiquiatria do quinto ano do Curso de Serviço Social.
É supervisor da Comissão Regional de Lisboa do Projeto de Apoio à Família e à Criança, desde 1995, e colaborador assíduo da revista Pais e Filhos, sobre problemas comuns mas sempre atuais. Colaborou em vários livros de Daniel Sampaio, como, por exemplo, Voltei à escola, em 1996, e Vivemos livres numa prisão, em 1998.
Publicou o livro Crescer no Vazio: repercussões psíquicas do abandono, negligência e maus tratos em crianças e adolescentes, em 1997, que já vai na terceira edição.
Entre outros, publicou ainda Preciso de ti - perturbações psicossociais em crianças e adolescentes, em 1999, e Interiores, uma ajuda aos pais sobre a vida emocional dos filhos, em 2001.
As suas áreas de maior interesse, tanto profissionais como de investigação, encontram-se ao nível da problematização cada vez maior sobre crianças e adolescentes e suas privações, abandono e relações com os pais, cada vez mais difíceis de se manterem longe do campo da conflitualidade. A toxicodependência é outro dos seus campos de investigação importantes.
Como referenciar: Pedro Strecht in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-25 12:21:21]. Disponível na Internet: