Peixes

Constelação e décimo segundo signo do Zodíaco, é simbolizado por dois peixes e incide sobre as pessoas nascidas entre 19 de fevereiro e 20 de março. Peixes, assim como Caranguejo e Escorpião, é um dos signos da Água. Os dois peixes que representam este signo simbolizam a natureza dupla da vida, dado que os dois nadam em direções diferentes. Estas representam a realidade e a irrealidade, assim como o consciente e o inconsciente.
Este signo do Zodíaco é regido pelo planeta Neptuno. Na mitologia romana, Neptuno é o deus do Mar (o seu equivalente grego é Poseidon) e está relacionado com o irreal, ou seja, a ilusão, a desilusão, a fantasia, o drama, a arte e a espiritualidade. Antes do planeta Neptuno ser descoberto na era moderna, também já Júpiter, o rei dos deuses romanos (Zeus na Grécia), regia Peixes no seu lado feminino, noturno. A constelação de Peixes representa Vénus (ou Afrodite), deusa do amor e da beleza, e o seu filho Cupido, quando estes se transformaram em peixes e se atiraram ao rio Eufrates para fugir ao gigante Tífon.
Os nativos de Peixes são considerados sensíveis, emotivos, alegres, impressionáveis, sonhadores, criativos e místicos. Tendo tendência para ser idealistas, acabam por sentir grandes dificuldades em enfrentar o mundo real. Assim, para escapar ao que consideram ser uma dura realidade, refugiam-se nos seus sonhos e fantasias e tornam-se evasivos e por vezes falsos. Outros optam por se refugiar em atividades de caridade, na arte, na religião, na meditação e na solidão. Podem também ser bons ouvintes e capazes de avaliar os dois lados de uma questão, tendo ainda tendência para se preocupar com o sofrimento dos outros.
Os nativos de Peixes têm tendência para ser delicados e vulneráveis, especialmente se estiverem sobre pressão, no entanto, graças à sua grande capacidade de adaptação às novas situações, são capazes de dar a volta a casos complicados.
Como referenciar: Peixes in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-13 11:09:48]. Disponível na Internet: