Pelomedusídeos

Família de répteis, da ordem dos quelórnios, constituída por 14 espécies que se distribuem por África, América do Sul e Madagáscar. Os Pelomedusídeos vivem a maior parte do tempo na água alimentando-se de folhas e frutos que ali caem. São denominadas tartarugas de "pescoço lateral". O nome provém do facto de ocultarem a cabeça sob a carapaça, dobrando lateralmente o pescoço, procedimento que se considera mais primitivo que a das restantes tartarugas, que recolhem o pescoço segundo um plano vertical no interior da carapaça.
O género Pelusios é exclusivamente africano e o género Podocnemis encontra-se na América do Sul e Madagáscar. A Pelomedusa subrufa é uma pequena tartaruga que raramente ultrapassa os 60 centímetros. A espécie Podocnemis unifilis, conhecida por tracajá, habita os rios da América do Sul e pode atingir o comprimento de 70 centímetros.
Como referenciar: Pelomedusídeos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-24 13:47:12]. Disponível na Internet: