Penélope Cruz

Atriz espanhola nascida a 28 de abril de 1974, de seu nome completo Penélope Cruz Sánchez. Em criança, foi requisitada para fazer publicidade, mas preferiu dedicar-se à sua grande paixão: o ballet. Esteve até aos 15 anos no Conservatório Nacional de Espanha. A partir daí, foi convidada para o corpo de baile de diversos programas televisivos e para participar em clips musicais. Devido à sua beleza, foi convidada a desempenhar um pequeno papel no filme El Laberinto Griego (1991), a que se seguiram Belle Epoque (A Bela Época, 1992) de Fernando Trueba e Jamón, Jamón (1992) de Bigas Luna. Em breve tornou-se numa das atrizes mais requisitadas do cinema espanhol. Pedro Almodóvar convidou-a para trabalhar consigo em Carne Trémula (Em Carne Viva, 1997), mas o filme que lhe abriu uma carreira internacional foi Todo Sobre Mi Madre (Tudo Sobre a Minha Mãe, 1999) em que desempenhou a personagem de uma missionária. A convite de uma pequena produtora americana, entrou em Woman on Top (Mulher Por Cima, 2000), onde trabalhou ao lado do ator brasileiro Murilo Benício. O filme teve uma boa carreira no circuito independente o que possibilitou a Penélope Cruz ter novos convites para filmar em Hollywood. Seguiram-se Blow (Profissão de Risco, 2001) ao lado de Johnny Depp, Captain Corelli's Mandolin (O Capitão Corelli, 2001) e Vanilla Sky (2001) onde fez par romântico com Tom Cruise, romance que se transpôs para a vida real. Mais recentemente, secundou Halle Berry em Gothika (2003).
Em 2008, Penelope Cruz interpretou o papel de Maria Elena no filme Vicky Cristina Barcelona de Woody Allen. A sua representação valeu-lhe vários prémios: o Óscar de Melhor Atriz Secundária, o Prémio BAFTA, o Prémio Goya e o Independent Spirit Award (estes, também na categoria de Melhor Atriz Secundária).
Como referenciar: Penélope Cruz in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-18 03:47:14]. Disponível na Internet: