Artigos de apoio

penicilina
A penicilina, descoberta em 1929 pelo bacteriologista britânico Sir Alexander Fleming, é um antibiótico produzido por um fungo denominado Penicillium crysogenum.
O Penicillium crysogenum pertence à classe dos Ascomicetes, forma a maior parte dos bolores azuis e verdes encontrados frequentemente nos citrinos, queijos e outros alimentos e multiplica-se por meio de conídias.
A penicilina marcou o início da era da produção dos antibióticos. No entanto, o seu uso numa base de rotina teve de esperar até 1944-1945 devido à necessidade de desenvolver métodos de isolamento, de purificação e de uma produção em larga escala para o crescimento do Penicillium.
O problema do isolamento foi resolvido por Florey e Chain em 1939 e os vasilhames usados para o cultivo inicial de Penicillium foram substituídos por bioreactores.
Foi a Segunda Guerra Mundial e a grande necessidade de antibióticos que levou engenheiros, biólogos e farmacêuticos a realizar um extenso programa de pesquisa, caracterizado por ser um dos programas da mais alta prioridade em tempo de guerra.
Num tempo relativamente curto, o rendimento da penicilina aumentou em cerca de 1000 vezes. Os progressos que contribuíram para este notável aumento foram: os melhoramentos introduzidos no meio de cultura; o isolamento de uma espécie dotada da propriedade de produzir maior quantidade de penicilina; o desenvolvimento da técnica submersa (cultivo do fungo em grandes volumes de meio líquido, através do qual era forçada a passagem de ar estéril); a produção de amostras mutantes de Penicillium crysogenum com maior capacidade de produzir penicilina e a adição de agentes químicos ao meio de cultura, capazes de servir como percursores para a síntese do antibiótico.
As principais fases de produção comercial da penicilina são: a preparação do inóculo; a preparação e esterilização do meio; a inoculação do meio no fermentador; o arejamento forçado com ar estéril durante a incubação; a remoção do micélio após fermentação e a extração e purificação da penicilina.
Como referenciar: penicilina in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-12-12 00:54:49]. Disponível na Internet: