Península Ibérica

Península que se situa na parte mais ocidental da Europa e compreende dois países: Espanha e Portugal. É por vezes chamada Península Hispânica.
Formando quase um trapézio, a Península liga-se ao continente europeu pelo istmo constituído pela cordilheira dos Pirenéus, sendo rodeada a norte, oeste e parte do sul pelo oceano Atlântico e a restante costa sul pelo Mediterrâneo. Com uma altitude média bastante elevada, apresenta predomínio de planaltos que estão rodeados de cadeias de montanhas e que são atravessados pelos principais rios. Os mais importantes são o Tejo, o Douro e o Guadiana, que têm a parte terminal do seu curso em Portugal, desaguando, tal como o Guadalquivir, no oceano Atlântico, e o Ebro, que, por sua vez, desagua no mar Mediterrâneo. As elevações mais importantes são a Cordilheira Cantábrica, no Norte, a serra Nevada e a serra Morena, no Sul, e ainda a serra de Guadarrama, na Cordilheira Central, de que a serra da Estrela é o prolongamento ocidental. Densamente povoada no litoral, a Península Ibérica tem fraca densidade populacional nas regiões interiores.
Apresenta vários tipos de clima em consequência não só da sua grande extensão em latitude, como também à forte continentalidade e à altitude. No norte o clima é temperado marítimo, a oeste e sul o clima apresenta características mediterrânicas, no interior o clima é continental e nas zonas de maior altitude é frio.
Como referenciar: Península Ibérica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-16 23:17:36]. Disponível na Internet: