Pensilvânico

Designação norte-americana para o intervalo de tempo geológico equivalente ao internacionalmente chamado Carbónico Superior, compreendido entre -320 e -286 milhões de anos. A sua designação provém do facto de ser no estado norte-americano da Pensilvânia que se encontram as amostras mais significativas de rochas originárias deste período.
O critério para considerar o Carbónico europeu dividido em Mississípico e Pensilvânico é a existência de uma descontinuidade resultante da erosão dos terrenos mississípicos. É apropriado o uso destes dois nomes na América do Norte, não só devido à existência dessa descontinuidade mas também por causa das rochas situadas acima da superfície de descontinuidade diferirem acentuadamente das que se situam abaixo da mesma superfície.
Um dos mais notáveis aspetos da sedimentação pensilvânica é a repetitiva alternância de sedimentos marinhos e não marinhos.
Como referenciar: Pensilvânico in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 11:35:21]. Disponível na Internet: