perfuradora

Uma perfuradora consiste numa máquina-ferramenta destinada a efetuar orifícios cilíndricos nos materiais. A ferramenta de que é dotada chama-se broca e realiza um movimento giratório e retilíneo de avanço na direção do fuso. A composição dos dois movimentos dá como resultado outro movimento helicoidal, que segue os dois filetes helicoidais, dos quais é dotada a broca, e por onde esta descarrega a apara produzida pela penetração e avanço da sua ponta no material.
Existem diversos tipos de perfuradoras, entre as quais se salientam: as de coluna, nas quais o eixo do fuso está a uma distância fixa da estrutura da máquina; as radiais, nas quais a referida distância é variável; as universais, que permitem variar a posição da broca; as múltiplas, dotadas de diversos fusos em várias posições diferentes, e, finalmente, as portáteis, concebidas para executar orifícios de pequeno diâmetro.
Como referenciar: Porto Editora – perfuradora na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-23 05:05:11]. Disponível em