Pete Postlethwaite

Ator inglês, Pete Postlethwaite nasceu a 7 de fevereiro de 1945 em Warrington. Começou por trabalhar em teatro e só muito tarde iniciou a sua carreira cinematográfica - aos 39 anos - com a caótica comédia A Private Function (Função Privada, 1984). Quatro anos depois, em 1988, teve o seu primeiro papel notável: um pai tirano em Distant Voices, Still Lives (Vozes Distantes, Vidas Suspensas), de Terence Davies, um poderoso retrato da vida nas classes trabalhadoras de Liverpool.
Seguidamente, obteve papéis em To Kill a Priest (1988); Hamlet (1990), de Franco Zefirelli; Alien 3 (Alien 3 - A Desforra, 1992); e The Last of the Mohicans (O Último dos Moicanos, 1992), de Michael Mann, onde trabalhou com Daniel Day-Lewis, um colega dos tempos do teatro. Foi precisamente a recomendação de Day-Lewis que lhe garantiu um dos seus papéis mais memoráveis: Giuseppe Conlon, pai de Gerry Conlon (interpretado por Daniel Day-Lewis), um homem injustamente acusado de terrorismo, no poderoso drama de Jim Sheridan In the Name of the Father (Em Nome do Pai, 1993). Por este papel, obteve a nomeação para o Óscar de Melhor Ator Secundário.
A partir daqui, tornou-se um dos atores mais ativos da indústria, destacando-se em diversos papéis como o de Montague Tigg na adaptação televisiva da BBC Martin Chuzzlewit (1995), de Charles Dickens; ou o de Kobayashi no surpreendente thriller de Bryan Singer The Usual Suspects (Os Suspeitos do Costume, 1995). Em 1996, teve uma interpretação tocante enquanto chefe de banda em Brassed Off (Os Virtuosos), de Mark Herman, e em 1997 trabalhou com Steven Spielberg em The Lost World: Jurassic Park (O Mundo Perdido) e em Amistad. Interpretou depois um criminoso que fornece informações a uma jornalista em When the Sky Falls (2000), baseado na história real da jornalista irlandesa Veronica Guerin. Em 2001, contracenou com Kevin Spacey em The Shipping News, de Lasse Halstrom, e no ano seguinte encarnou um ex-atleta que vive em cadeira de rodas num casamento amargo em Between Strangers.
Destacaram-se posteriormente as suas participações em Dark Water (Águas Passadas, 2005), filme de terror de Walter Salles; em The Constant Gardener (O Fiel Jardineiro, 2005), de Fernando Meirelles, thriller político que adaptou a obra homónima de John Le Carré; e em Aeon Flux (2005), um filme de ficção científica onde contracenou com Frances McDormand e Charlize Theron.
Como referenciar: Pete Postlethwaite in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-03 08:10:48]. Disponível na Internet: