Peter Carey

Escritor australiano, Peter Carey nasceu a 7 de maio de 1943, em Bacchus Marsh, Victoria. Como os pais eram concessionários de um conceituado grupo automóvel, Carey teve a oportunidade de poder estudar num colégio particular de grande relevo.
Em 1961 ingressou na Universidade de Monash, como estudante de Ciências, mas logo abandonou os estudos sem ter conseguido o seu diploma. Passou então a trabalhar em agências publicitárias e apaixonou-se pela leitura. Começou a escrever em 1964 e, quatro anos mais tarde, já havia escrito quatro romances, ainda por publicar. Em 1974, não só se mudou para Sydney, com a reputação de ser um dos melhores criadores intelectuais do país, como também publicou o seu romance de estreia, The Fat Man In History, que foi bem acolhido pela crítica. Seguiu-se-lhe uma coletânea de contos, War Crimes (1979), que Carey havia escrito durante uma estadia numa comunidade no seio da floresta de Queensland.
Em 1981 foi a vez de Bliss e, em 1985, Illywhacker, romance em que Herbert Badgery, um diletante e impostor com 139 anos de idade, conta uma História da Austrália repleta de mentiras e aventuras bem-humoradas e irrealistas. Oscar and Lucinda (1988), romance histórico situado no século XIX, conta a história de Oscar Hopkins, um jovem reverendo que pretende ter provado a existência de Deus através dos jogos de azar. Partindo para a Austrália para fundar uma missão, Oscar conhece a bordo Lucinda Leplastier, herdeira órfã, proprietária de uma fábrica de vidro e viciada no jogo. Juntos constroem uma catedral de vidro, e Lucinda aposta toda a sua herança em como Oscar não conseguirá transportar a igreja para o seu entreposto missionário. Em 1997 publicou Jack Maggs, romance que lhe valeu o Commonwealth Writers Prize e um convite da Rainha de Inglaterra, que recusou alegando razões familiares e pessoais.
Em 2001 foi-lhe atribuído o reputado Booker Prize pela obra True Story of the Kelly Gang (2001), romance em que recriou a história do famigerado fora da lei e autêntico mártir australiano.
Como referenciar: Peter Carey in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-08 08:53:23]. Disponível na Internet: