Peter Sloterdijk

Filósofo alemão nascido a 26 de junho de 1947, em Karlsruhe, na Alemanha.
Fez estudos em filosofia, germânicas e História na Universidade de Munique e, posteriormente, em 1975, completou o doutoramento na Universidade de Hamburgo.
A partir de 1980 começou a publicar regularmente ensaios filosóficos onde expunha a sua ideia de rejeitar os dualismos, como o do corpo-alma, sujeito-objeto, para integrar diferentes componentes que entende terem sido afastados uns do outros de forma errada. Isto levou-o a propor a criação de uma constituição ontológica que integra todos os elementos. Em 1983, Sloterdijk atraiu as atenções ao publicar Krtitik der Zynischen Vernunft, um ensaio sobre crítica da razão cínica que causou muita polémica. A obra foi traduzida em 32 línguas e foi o livro sobre filosofia mais vendido na Alemanha na segunda metade do século XX. A partir desta altura, Peter Sloterdjik passou a ser considerado um dos mais importantes renovadores do pensamento filosófico. Uma das suas lutas foi a de defender o regresso a um maior rigor filosófico.
A partir de 1998 começou a publicar uma trilogia intitula Sphären, que quer dizer esfera, onde aborda a íntima relação do homem com o meio ambiente. O segundo volume foi publicado em 1999 e o último em 2004. Esta obra aborda os espaços de coexistência, capazes de proporcionar informações importantes para a compreensão do ser humano. Entre os temas abordados faz, logo de início, a distinção entre os animais mamíferos e os restantes e aborda o conforto utópico e biológico que os humanos tentam recriar através da ciência, ideologia e religião.
Ao mesmo tempo dedicou-se a estabelecer uma ligação entre os pensamentos antagónicos de Nietzsche e Heidegger.
Sloterdijk assumiu, entretanto, em 1999, o cargo de reitor da Escola Superior de Artes Aplicadas de Karlsruhe, cidade onde continuou a residir. Em janeiro de 2004, começou a apresentar um programa sobre filosofia no canal ZDF da televisão alemã.
Em janeiro de 2005, foi considerado um dos 25 grandes pensadores do mundo pela revista francesa Le Nouvel Observateur, a par do português José Gil.
Como referenciar: Peter Sloterdijk in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 01:07:57]. Disponível na Internet: