Phil Mcgraw

Psicólogo norte-americano, Phillip Calvin McGraw, nascido a 1 de setembro de 1950, em Vinita Oklahoma, ficou conhecido por Dr. Phil, o nome do programa televisivo que começou a apresentar com grande sucesso, em 2002, nos Estados Unidos da América.
Phil McGraw ganhou uma bolsa de estudo para a Universidade de Tulsa graças ao seu talento para o futebol americano, mas devido a uma lesão acabou por ser transferido para a Midwestern State University, em Wichita Falls, onde em 1975 concluiu um bacharelato em Psicologia. Posteriormente, fez um mestrado em Psicologia experimental e um doutoramento em Psicologia Clínica.
Phil McGraw dedicou-se entretanto a uma empresa de construção que fundou com um cunhado e também a consultas privadas. Posteriormente, em 1989, foi cofundador de uma firma de consultoria de preparação de advogados para julgamentos. Seis anos mais tarde, a famosa apresentadora de televisão Oprah Winfrey contratou Phil McGraw para a ajudar a preparar a presença num julgamento importante. Satisfeita com o trabalho dele, Oprah convidou-o a participar num dos seus programas, em 1998. A presença de Dr. Phil, como ficou conhecido, foi tão bem sucedida que Oprah o contratou de imediato para aparecer semanalmente na qualidade de especialista em relações e estratégias de vida. Assim, a partir de abril de 1998 Dr. Phil passou a ser presença regular na televisão norte-americana. Fez um enorme sucesso, o que levou a que a partir de 2002 passasse a ter um programa diário na televisão, intitulado precisamente Dr. Phil. Trata-se de um programa onde faz aconselhamento em direto para tentar resolver os problemas pessoais dos seus convidados. Dr. Phil chegou a Portugal através da televisão por cabo.
Paralelamente, começou a lançar uma série de livros de autoajuda relacionados, por exemplo, com relações pessoais e perda de peso. Tornaram-se verdadeiros bestsellers e foram publicados em mais de trinta línguas, nomeadamente em Portugal, onde, de início, surgiram A Família em Primeiro Lugar e O Jogo do Amor.
Em outubro de 2003, Phil McGraw criou a Fundação Dr. Phil, destinada a combater a obesidade infantil, assim como a apoiar crianças e famílias de forma financeira, emocional e espiritual. Nesse mesmo ano, Phil McGraw também se lançou no negócio alimentar através de produtos destinados a perder peso. Contudo, dado que a sua especialidade médica não era nesta área foi obrigado a deixar este negócio.
Como referenciar: Phil Mcgraw in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-07 23:00:27]. Disponível na Internet: