Phillip Noyce

Realizador e argumentista australiano, Phillip Noyce nasceu a 29 de abril de 1950 em Griffith. Desde cedo um apaixonado por cinema, realizou com 17 anos e uma câmara de 8 mm a curta-metragem Better to Reign in Hell. Continuou a realizar documentários curtos até ser admitido na Escola Australiana de Cinema e Televisão de Sydney, em 1972. Dois anos depois, venceu um prémio no Festival de Cinema de Sydney pelo seu documentário Castor and Pollux. Em 1977, estreou-se nas longas-metragens com Backroads (que também escreveu e produziu), e no ano seguinte venceu o prémio para o Melhor Realizador por Newsfront. Em 1981, realizou o sucesso crítico Heatwave, com uma então desconhecida Judy Davis.
O seu primeiro grande sucesso internacional foi o thriller marítimo Dead Calm (Calma de Morte, 1989), com Nicole Kidman, Sam Neill e Billy Zane. Este filme abriu-lhe as portas de Hollywood e ainda no mesmo ano filmou Blind Fury (Fúria Cega), um filme de ação pouco auspicioso protagonizado por Rutger Hauer. Em 1992, contudo, obteve o sucesso popular com Patriot Games (Jogos de Poder - O Atentado), protagonizado por Harrison Ford, o segundo capítulo da série de adaptações cinematográficas de romances de Tom Clancy centrados na personagem Jack Ryan. No ano seguinte, realizou o thriller "voyeurista" Sliver (Violação de Privacidade), com Sharon Stone; a que se seguiu mais um filme da série Jack Ryan - Clear and Present Danger (Perigo Imediato, 1994), novamente protagonizado por Harrison Ford. Em 1997, dirigiu Val Kilmer e Elizabeth Shue no remake cinematográfico da famosa série televisiva homónima The Saint (O Santo); e no ano seguinte obteve razoável sucesso comercial com o thriller The Bone Collector (O Colecionador de Ossos), com Denzel Washington e Angelina Jolie.
Em 2002, realizou dois filmes bastante diferentes, mas igualmente aclamados pela crítica: Rabbit-Proof Fence (A Vedação) e The Quiet American (O Americano Tranquilo). O primeiro conta a tocante história épica e verdadeira de três raparigas aborígenes australianas nos anos 30 e o segundo é uma ótima adaptação do famoso romance homónimo de Graham Greene, protagonizado por Michael Caine e Brendan Fraser. Realizou também diversas séries televisivas.
Como referenciar: Phillip Noyce in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-20 03:58:35]. Disponível na Internet: