Phnom Penh


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade do Camboja, Phnom Penh situa-se na confluência dos rios Mekong, Bassac e Tonlé Sap, no Centro-Sul do país. O clima é normalmente quente ao longo do ano. Possui cerca de 1 milhão de habitantes (2006).

História e Monumentos A cidade foi fundada no século XIV, tornando-se capital do país em 1434, quando o rei khmer Ponhea Yat a mudou de Angkor Thom. Em 1886, Phnom Penh tornou-se sede do governo e foi construído o Palácio Real, no reinado de Norodom I. Nesta altura, a cidade desenvolveu-se sob o colonialismo francês, que construiu muitas estradas, o porto e caminhos de ferro. Durante a Guerra do Vietname, serviu de base ao exército norte-vietnamita e vietcong, recebendo na altura muitos imigrantes vindos do Vietname. Em 1975, os Khmers Vermelhos ocuparam a cidade, que foi evacuada à força e os seus residentes submetidos a trabalhos forçados, fome e assassinatos. Em 1979, os Khmers Vermelhos foram expulsos da cidade pelos vietnamitas, iniciando-se um período de reconstrução e de atração de investimento estrangeiro. Neste período, recebeu ajudas de países como a França, a Austrália e o Japão.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Foi conhecida como a "Pérola da Ásia" na década de 20 do século XX, muito por influência da sua arquitetura, uma mistura da arquitetura francesa da época colonial com a tradicional arquitetura khmer. Apesar da destruição causada por décadas de guerra, mantém algum do seu charme herdado desse período. Graças à sua riqueza histórica e cultural, é um importante destino turístico, sendo os pontos turísticos de maior interesse: o Palácio Real, Phsar Thom Thmei, o Pagode Prateado, o Museu Nacional e o Monumento pela Independência, entre outros. Recentes mudanças políticas originaram um crescimento da construção na cidade, surgindo novos hotéis, restaurantes, bares e espaços residenciais.


Economia
Phnom Penh é a cidade mais rica do país, sendo também o seu centro comercial, político e cultural. O turismo tem um importante papel na sua economia. Possui o maior aeroporto do Camboja e, apesar de se situar a quase 300 km do mar, possui um porto de grande importância no vale do rio Mekong.
Como referenciar: Phnom Penh in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-24 14:04:27]. Disponível na Internet: