Pi-Ramsés

Cidade construída na zona oriental do Delta do rio Nilo. Aparecendo também com a forma Per-Ramsés, a expressão significa "a casa de Ramsés, amado de Amon, grande em vitória" e foi aplicada à cidade que Ramsés II transformaria em capital no quinto ano do seu reinado. Este faraó pretendeu criar uma cidade que se igualasse às duas mais importantes do Egito, Tebas e Mênfis, o que se concretizou pois Pi-Ramsés foi a mais importante do período Raméssida. A cidade planeada por Ramsés II foi construída por hebreus, conforme relatado na Bíblia (Êxodo). Presumivelmente localizada em Tell Daba/Qantir (Delta oriental do rio Nilo), as suas fundações datam da época de Seti I.
Foi estrategicamente erigida naquele lugar e, segundo alguns historiadores, sobre a antiga cidade de Avaris (antiga capital dos Hicsos), onde se situava já a residência estival de Seti I, pai de Ramsés II. Outros estudiosos apontam para as antigas Tanis ou Qantir, conforme já mencionado. Em Qantir foi encontrado, no século XX, um palácio edificado com tijolos feitos em adobe, oficinas diversas e uma caserna. Esta zona, ao ser apoiada por um porto, era fulcral tanto no comércio com a Ásia como para a vigilância contra invasões. A ereção posterior de uma fortificação em Avaris por Tutmósis III demonstra igualmente a relevância militar de que se revestia o controlo desta região. Por outro lado, era esta a zona de origem da dinastia Raméssida, onde havia um santuário dedicado ao deus patrono da mesma, Seth. Sabe-se também que foram construídos templos dedicados a Astarte e a Seth, entre outros, e que se tornou uma metrópole próspera, com um corpo de habitantes composto por prisioneiros de guerra e pessoas naturais de locais como a Líbia, Amurru e Canaã. Com a transição da capital para Tinis, na XXI Dinastia, a cidade entrou em declínio e foi despojada das suas riquezas para valorizar o novo centro.

Como referenciar: Pi-Ramsés in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-16 13:31:42]. Disponível na Internet: