pintassilgo

É uma ave, das mais bonitas do continente europeu, da família dos Fringilídeos. O pintassilgo-comum, ou pintassilgo Carduelis carduelis, é um pássaro com 15 centímetros de comprimento. O adulto é facilmente reconhecido pela face vermelha e o resto da cabeça preta e branca. A sua asa é longa com uma barra larga amarelo vivo. É difícil separar os sexos.
O pintassilgo é um pássaro exclusivamente granívoro alimentando-se de sementes de cardos e de outras plantas, e em consequência, voa muito próximo do solo. Na época da reprodução o casal torna-se discreto. Cada casal, em árvore previamente escolhida, constrói um ninho confortável, em forma de taça, feito de crinas, bocados de ervas e de penas que é sempre colocado nos ramos da copa. Num ninho são colocados quatro ovos que por incubação originam juvenis que têm asas e retrizes como as dos adultos mas diferem destes na cabeça que é de cor cinzento-clara.
Como referenciar: Porto Editora – pintassilgo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-20 05:44:31]. Disponível em