pintura

A pintura consiste no revestimento com tintas, vernizes, pós ou lacas, geralmente por pulverização com pistolas acionadas por ar comprimido, ou também por imersão dos objetos num desses produtos (instalações de pintura por imersão) com a finalidade de os proteger contra a corrosão.
As grandes peças (componentes de automóveis, roulottes) pintam-se em cabinas de pintura (com cortina de água ou com recuperação do pó por ciclone de aspiração) ou em cadeias ou linhas de pintura (por exemplo, para móveis ou cadeiras) dotadas de cabinas de pulverização com circuitos de captação do produto pulverizado e estufas de secagem. Um processo moderno de envernizamento é o da eletroforese: as partículas carregadas negativamente (resinas, epóxi ou poliéster, pigmentadas) precipitam-se contra as peças a revestir, carregadas positivamente. A instalação completa consta de um equipamento de tratamento das peças, cabina de pintura e estufa.
Como referenciar: Porto Editora – pintura na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-28 03:40:31]. Disponível em