Piódão

Piódão é uma das 18 freguesias do concelho de Arganil, que conta com doze aldeias na sua jurisdição. Situa-se nas imediações dos Montes Hermínios e é uma das aldeias mais antigas do país. É a "joia" da serra xistenta do Açor, uma das dez aldeias históricas de Portugal, que se incluem na região da Beira Interior. Possui uma população total que ronda 126 habitantes (2001).
Há muitos séculos, as pastagens de S. Pedro do Açor atraíram os pastores lusitanos e os seus rebanhos. Também criavam cavalos e éguas no local que atualmente corresponde a Chãs de Égua. Mais tarde, formou-se uma povoação medieval, provavelmente no século XIII, que se designava Casas de Piódão. Posteriormente, foi transferida para o local que hoje ocupa, pois no seu local original foi construído um mosteiro cister, a Abadia da Ordem de São Bernardo, do qual não restam vestígios. Os seus monumentos relevantes são: a igreja matriz, toda branca e que contrasta com o negro das casas de xisto; a Igreja de São Pedro; a Capela das Almas; a Fonte dos Algares e a Eira. A aldeia foi classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto-Lei n.° 95/78, de 12 de setembro.
As casas são construídas com a matéria-prima local - o xisto -, os telhados são de ardósia e possuem janelas pequenas de cor azul. As ruas que se erguem pela encosta e os becos estreitos onde se alinham as casas são pavimentados com o mesmo tipo de rocha. É uma aldeia de lousa e um conjunto arquitetónico de construções distribuídas em anfiteatro.
As festas mais importantes da aldeia correspondem à de São Pedro, no dia 29 de junho; a de N.a Sr.a da Conceição, que acontece anualmente no terceiro domingo de agosto; a festa do Sagrado Coração, também em agosto, e a de N.a Sr.a do Bom Parto, celebrada a 8 de setembro. A produção artesanal é muito característica nesta aldeia e corresponde a objetos de xisto, como miniaturas das casas de Piódão, cestaria, colheres e gamelas de madeira. Na aldeia existe uma estalagem e nas suas imediações podem realizar-se passeios de bicicleta, a pé, pescar, participar em visitas guiadas e passear em veículos todo-terreno. Da sua gastronomia são de salientar a chanfana, o cabrito assado e as trutas grelhadas.
Como referenciar: Piódão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 07:30:33]. Disponível na Internet: