pipeta graduada

Uma pipeta graduada é um dispositivo de aspiração, de vidro, de volume determinado, com secção uniforme que, enchendo-se por sucção, serve para transvasar líquidos. Estas pipetas apresentam uma escala que permite efetuar a medição de frações do seu volume total. Esta escala de divisões em 1,0 ml, 0,1 ml ou 0,01 ml depende da capacidade da pipeta. As capacidades mais frequentemente utilizadas são 1, 2,5, 10, e 25 ml.
As pipetas graduadas estão normalizadas e possuem um anel colorido (normalmente cor de laranja) de código, marcado na parte superior, que indica a sua capacidade. Para aspirar o líquido para a pipeta usa-se uma pompete ou um macrocontrolador, até o líquido ultrapassar a marca indicativa do volume pretendido.
Ao manusear a pipeta deve-se ter o cuidado de a manter na posição vertical e numa altura que permita que o traço de marcação do volume fique ao nível dos olhos.
Deve-se ainda ter em atenção a forma de transvasar o líquido apoiando a ponta da pipeta na parede lateral do recipiente recetor.
Como referenciar: pipeta graduada in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 12:03:11]. Disponível na Internet: