piroclasto

Quando a lava atinge as camadas superiores da Terra, os gases escapam-se contínua e rapidamente. Estes gases, na sua libertação, arrastam porções de lava até grande altura, originando espetaculares fontes de lava. Algum deste material pode cair junto da chaminé, originando o aparelho vulcânico, em geral, de forma cónica, enquanto pequenas partículas podem ser arrastadas pelo vento a grandes distâncias. Por outro lado, os gases das lavas muito viscosas têm dificuldade em escapar-se e podem originar no interior da chaminé uma pressão capaz de produzir uma explosão violenta. Quando se libertam, estes gases superaquecidos podem pulverizar as rochas e lavas da chaminé. As partículas produzidas por este processo denominam-se piroclastos. Os fragmentos de lava ejetados variam no tamanho, desde as finas poeiras até às grandes bombas vulcânicas e blocos.
Os materiais lançados ao ar procedentes das lavas já meio solidificadas antes de abondonar a chaminé vulcânica, de fragmentos de rochas arrancados das paredes vulcânicas pelos magmas ou de restos de erupções anteriores são os mais diversos. Atendendo ao seu tamanho, diferenciam-se vários tipos:
- Blocos e bombas vulcânicas são projeções com tamanho variável, mas por definição superior a 32 milímetros. Os blocos são angulosos e são projetados para o exterior no estado sólido. Por sua vez, as bombas vulcânicas são projetadas no estado pastoso, englobando, por vezes, a pasta um núcleo sólido. A sua forma é muito variável. Algumas são fusiformes, adquirindo este aspeto devido a movimentos rotativos no ar, enquanto a lava ainda se mantém pastosa. Outras são globosas, com a sua superfície fissurada devido a desigualdades de contração no arrefecimento (são as chamadas bombas em "côdea de pão"). Outras achatam-se ao chegarem ao solo (são chamadas, pelos franceses, "bosta de vaca"). - Os detritos com menos de 32 milímetros de diâmetro constituem os chamados lapili (ou bagacinas). São fragmentos irregulares, muitas vezes bolhosos e vesiculares (lava vacuolar), constituídos por uma grande porção de matéria vítrea. As pedras-pomes são uma variedade muito porosa, em que a densidade média é inferior à da água. Os fragmentos de lava vulcânica de diâmetro inferior a 4 milímetros são qualificados de cinzas (nome impróprio porque não se trata de produtos de combustão) e de poeiras quando o diâmetro é inferior a 0,2 milímetros.
Foi uma chuva de cinzas que sepultou as cidades de Pompeia e Herculano em 79 da nossa era. As cinzas do Krakatoa (1883) e do Katamai (1912) dispersaram-se na alta atmosfera ao redor da Terra, permitindo a datação das camadas que as contêm;
- Os ignimbritos são projeções vulcânicas, muitas vezes heterogéneas, consolidadas após a sua efusão. Admite-se que a espuma rica em gás como o conteúdo de uma garrafa de champanhe, subitamente libertada, carregada de fragmentos líquidos e sólidos, escorre a grande velocidade em lençóis de grande extensão e com espessura, por vezes, superior a 100 metros. No decurso do arrefecimento, os elementos esponjosos achatam-se e tomam uma forma alongada. Não há, sob o ponto de vista da dinâmica de formação, diferenças fundamentais entre as nuvens ardentes do tipo peleano e as emulsões ignimbríticas. Mas o depósito correspondente, menos heterogéneo, não apresenta grandes blocos.
Como referenciar: piroclasto in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-12 23:13:30]. Disponível na Internet: