pirómetro

Um pirómetro consiste num instrumento utilizado na medição de altas temperaturas. Existem vários tipos de pirómetros, com diferentes princípios de funcionamento.
O pirómetro de radiação baseia-se na medida de emissão radiante do foco calorífico, mediante a leitura direta de uma agulha unida a um elemento sensível, sobre o qual aquela se concentra através de um espelho parabólico.
O pirómetro ótico funciona por comparação da cor ou brilho de um filamento incandescente, diretamente ou por meio de uma célula fotoelétrica. Para medições mais precisas usa-se o pirómetro monocromático, com desaparecimento do filamento e o pirómetro de radiação total.
O pirómetro termoelétrico utiliza a tensão gerada quando uma junção permanece a uma temperatura de referência, ou quando se cria um gradiente de temperatura entre as extremidades de um metal, isto é, aproveita as forças eletromotrizes que se criam quando se aquece a união de dois metais diferentes ou quando, entre as extremidades de um mesmo metal, se cria um gradiente de temperatura (efeitos de Peltier e Thomson).
O pirómetro de resistência recorre ao aumento linear da resistência elétrica de um metal quando aumenta a sua temperatura.
Como referenciar: Porto Editora – pirómetro na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-27 13:41:54]. Disponível em