planeta principal

Designação dos planetas que gravitam em torno do Sol segundo órbitas quase circulares e, na sua generalidade, dispostas no mesmo plano. As órbitas dispostas no mesmo plano definem um disco achatado perpendicular ao eixo de rotação do Sol.
Os planetas principais pertencentes ao Sistema Solar são, por ordem crescente de distância ao Sol: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno (este último é um planeta cuja órbita não define o disco perpendicular ao eixo de rotação do Sol, pois é excêntrica e inclinada). Até agosto de 2006, Plutão foi considerado também um planeta principal, altura em que a União Astronómica Internacional decidiu, com base em estudos e descobertas recentes, classificá-lo como planeta anão. Aquela entidade redefiniu ainda o conceito de planeta considerando que para ser classificado como tal um corpo celestial deve orbitar em torno de uma estrela, ter massa suficiente para ter gravidade própria e assumir uma forma arredondada, e ser dominante na órbita.
Como referenciar: planeta principal in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-20 01:26:26]. Disponível na Internet: