Poesia Contemporânea

A emergência da poesia contemporânea deve ser procurada na revolução estética operada pelo Romantismo e passa, já no início do século, pelo influxo de correntes finisseculares, como o Simbolismo, o Decadentismo ou o Neogarretismo, que, nascidas da reação antinaturalista, confluirão em novas tendências, como o Saudosismo e o Modernismo.

O século XX tem como referência na poesia portuguesa a experiência da Geração de Orpheu e mais concretamente o universo de Fernando Pessoa. O alcance revolucionário do Modernismo irá ser reencontrado várias vezes ao longo do século, a ponto de se poderem encontrar certos fios condutores numa modernidade que, partindo das primeiras datas do século, continua a condicionar, enquanto marco incontornável, a produção poética até ao início da década de 70, data a partir da qual seria já oportuno falar em "pós-modernidade".
A produção poética da década de quarenta reflete o antagonismo entre duas tendências teóricas opostas, o Presencismo (também designado Segundo Modernismo) e o Neorrealismo, que coexistem com uma terceira via, a dos autores que encontram em Cadernos de Poesia a possibilidade de afirmar a isenção e essencialidade da palavra poética. Na década de 50, convergem várias tendências estéticas, afirmadas em publicações como Távola Redonda, Árvore, Notícias do Bloqueio, Cancioneiro Geral ou Cadernos do Meio-Dia, que, apontando quer para a consideração da existência de uma segunda geração neorrealista e de uma segunda geração surrealista quer para o influxo do existencialismo, confluem no que, de um modo lato, é usual designar de Geração de 50.

A década de 60 inaugura, com o projeto de Poesia 61 e com os manifestos de poesia concreta ou experimental, um período caracterizado por uma maior atenção ao significante e à corporalidade da palavra poética.

A 21 de março, comemora-se o Dia Mundial da Poesia.


Como referenciar: Poesia Contemporânea in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 17:38:51]. Disponível na Internet: