Polinésia

É a mais oriental e a maior das três principais regiões insulares do Pacífico - juntamente com a Melanésia e a Micronésia - em que se divide a Oceânia. A Polinésia, termo que significa muitas ilhas, é constituída por um grande número de ilhas e pelos arquipélagos do Hawai, Midway, Samoa, Tonga, Line Islands, ilhas Fénix, ilhas Cook, Tokelau, Marquesas, Tuamoto, Tubuai ou Astrais, ilhas da Sociedade, de Páscoa e Sala e Gómez.
Estendidas sobre uma superfície oceânica imensa, têm em conjunto 298 000 km2 e 4,5 milhões de habitantes. As ilhas de maior tamanho são de origem vulcânica e as mais pequenas de origem coralina (corais). Dado que todo o seu território se encontra compreendido entre os trópicos, a Polinésia apresenta um clima equatorial ou tropical muito quente e húmido.
A maior parte das ilhas pertence aos Estados Unidos da América (Hawai, Midway, Samoa), à Nova Zelândia (Cook, Tokelau), à França (Marquesas, Tuamotu, Tubuai e ilhas da Sociedade, das quais se destaca o Taiti, que formam a Polinésia Francesa) e ao Chile (Páscoa, Sala e Gómez). As Line Islands, assim como as ilhas Fénix, fazem parte de Kiribati.
Muitas destas ilhas desempenham um importante papel estratégico, como bases navais ou aéreas. Quase todas têm uma economia pouco desenvolvida, que se baseia na agricultura de subsistência e numa modesta agricultura comercial. A exceção são as ilhas do Hawai, que, ao serem um estado dos EUA, gozam de grande prosperidade.
Como referenciar: Polinésia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-25 02:55:48]. Disponível na Internet: