Ponte-Torre de Ucanha

A ponte-torre de Ucanha, localizada nas proximidades de Tarouca, é um monumento que une as duas margens do rio Varosa e que está construído numa das antigas vias romanas do interior beirão.
Até ao século XVI, a sua história está ligada aos monges cistercienses do Mosteiro de Salzedas, já que se localizava nos seus coutos monásticos, situação que mudou através do foral concedido a esta terra pelo rei D. Manuel I.
A sua função consistia no cobrar de portagem às pessoas e veículos que cruzassem esta via de comunicação, pois esta estrutura localizava-se na mais importante via de acesso à cidade de Lamego. Também servia de defesa da entrada das antigas terras dos coutos de Salzedas. A ponte de Ucanha é uma construção sólida em granito, provavelmente edificada no século XIII, constituída por quatro arcos apontados de desigual dimensão - de maior altura e largura aquele que se abre sobre o leito do rio - e que são reforçados por talhamares. O tabuleiro da ponte, em forma de sela, é resguardado por muros aparelhados de cantaria granítica.
Num dos extremos da ponte abre-se o arco de volta perfeita da torre de proteção e de portagem, construção custeada pelo abade de Salzedas e que seria objeto de remodelação posterior. Esta imponente e robusta torre de granito apresenta uma forma quadrada, sendo marcada por janelas geminadas pequenas e ogivais, seteiras, balcões misulados e com sistema de mata-cães, terminando superiormente com aberturas de vigilância, cobertas por telhado de quatro águas com beiral. A sua porta é aberta num dos panos laterais e o seu acesso estabelecido por escadas de ferro gradeadas. Na face oposta à ponte rasga-se um pequeno nicho, no interior do qual se abriga uma escultura de N. Sra. do Castelo.
Por Decreto datado de 16 de junho de 1910, a Ponte-Torre de Ucanha está classificada como Monumento Nacional ( M.N.).
Como referenciar: Ponte-Torre de Ucanha in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-20 08:03:00]. Disponível na Internet: