Porco

O Porco é o décimo segundo e último signo do Zodíaco chinês, a que correspondem os seguintes anos: 2007, 1995, 1983, 1971, 1959, 1947, 1935, 1923, 1911... Este animal é associado a fertilidade e virilidade e as crianças nascidas durante um ano do Porco são consideradas afortunadas, já que serão felizes e honestas.
Segundo uma lenda muito antiga, que explica a formação deste Zodíaco assim como o carácter dos seus nativos, o porco foi o último a chegar ao encontro com o imperador porque, quando ia a caminho, resolveu parar para comer, já que estava esfomeado. Depois, enfartado, teve necessidade de dormir e atrasou-se ainda mais.
As pessoas nascidas em ano do Porco são corajosas, independentes, individualistas, solitárias e temperamentais, assim como honestas, discretas e pacientes. Têm poucos mas bons amigos, que mantêm para toda a vida. São ainda fortes de espírito e resistentes, mas também caracterizados por alguma ingenuidade.
Consoante as datas de nascimento, os nativos de Porco dividem-se em cinco grupos: Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra.
Os de Madeira são temperamentais, esforçados e fechados em si mesmos. Já os de Fogo têm um temperamento difícil, são aventureiros e esforçados, enquanto os de Terra são caseiros, esforçados, materialistas e realistas. Os de Metal são mais ambiciosos, calmos, materialistas, sociáveis e determinados e, por fim, os de Água são amáveis, pacíficos, ambiciosos e esforçados.
Como referenciar: Porco in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-29 03:00:08]. Disponível na Internet: