Port-Vila


Aspetos Geográficos

Capital e maior cidade de Vanuatu, Port-Vila situa-se na costa sul da ilha de Efaté, no Pacífico sul. É também um porto importante, sendo o seu clima tropical, com uma estação seca e outra húmida e quente.

Possui cerca de 53 000 habitantes (2014).

História e Monumentos

A área ocupada pela cidade foi habitada durante milhares de anos por melanésios. Em 1606, a ilha recebeu os primeiros visitantes europeus, liderados por Pedro Fernández de Queirós e Luís Váez de Torres.

Após 1887, o seu território foi administrado em conjunto pelos franceses e pelos britânicos. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade serviu de base aérea australiana e norte-americana.

As catástrofes naturais afetaram bastante a cidade: em 1987, foi gravemente danificada por um violento ciclone; em 2002, foi a vez de um grande terramoto, a que se seguiu um tsunami, destruir parte da cidade e das redondezas.

Aspetos Turísticos e Curiosidades

Centro económico e comercial do país, Port-Vila tem também alguma importância cultural, sendo um dos polos da Universidade do Pacífico Sul e o único com uma escola de Direito.

É uma cidade sedutora, possuindo uma certa originalidade que advém da sua diversidade cultural. Entre os seus principais monumentos, destacam-se a diocese e a catedral. O turismo tem vindo a crescer na cidade.


Economia

A cidade constitui o principal centro económico do país. O seu porto é o mais importante de Vanuatu, sendo este o principal centro das transações comerciais. As principais atividades da cidade são, contudo, a agricultura e a pesca.

O turismo é um setor que tem vindo a assumir uma importância cada vez maior, especialmente com origem na Austrália e Nova Zelândia. A sua economia beneficia também do facto de se situar numa zona de off-shore, sendo por isso um paraíso fiscal.

Apesar disso, continua dependente de ajudas externas, dado que a sua atividade económica é muito centrada na subsistência. É servida pelo aeroporto internacional de Bauerfield.


Como referenciar: Port-Vila in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-22 05:29:29]. Disponível na Internet: